segunda-feira, 15 de outubro de 2012

práticas pedagógicas

Promover o desenvolvimento integral das crianças, exige práticas pedagógicas, que contemplem experiências diversificadas e tenham como eixos norteadores as interações e as brincadeiras. Para a escola deve promover situações com intencionalidades, que trabalhem aspectos como conhecimento de si e do mundo.

4 comentários:

  1. Boa noite Rosa falar de práticas pedagógica e um assunto muito bom porem não muito fácil de ser comentado pois a palavra já diz pràtica e uma coisa muito pessoal, mesmo sendo as pedagógicas que seguem toda uma metodologia.
    será que as intituições tem realmente a preocupação em capacitar os professores? e darl-lhes oportunidades de por em prática todo o seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Compreender a prática pedagógica no momento atual da sociedade brasileira requer a utilização
    da categoria totalidade, entendida como a expressão das características marcantes da sociedade que
    influenciam a realidade educacional. Ter como ponto de partida os aspectos da formação sócioeconômica
    brasileira, as relações de produção, classes sociais, cultura como prática social e ideologia é
    fundamental para analisar os múltiplos determinantes da prática pedagógica. A educação deve visar sempre a construção de um cidadão crítico,autônomo e seguro de seu espaço nesta sociedade, a fim de que possareivindicar os seus direitos com a responsabilidade de seus deveres.O professor hoje é aquele que ensina o aluno a aprender e a ensinar oque aprendeu. Porém, não se trata aqui daquele ensinar passivo, mas doensinar ativo, dinâmico no qual o aluno é sujeito da ação, e não sujeito-paciente. Em última instância, é preciso ficar evidente que o professor agora éo formador e como tal precisa ser autodidata, integrador, comunicador,questionador, criativo, colaborador, eficiente, flexível, gerador deconhecimento, difusor de informação e comprometido com as mudanças destanova era.

    ResponderExcluir
  3. As praticas pedagogicas nos remete ao aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar, o que tem se tornado ponto de dificuldade e insegurança entre professores e agentes escolares resultando em forma de comprometimento do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, faz-se necessário à busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com seu aluno, sem com isso ser colocado como mero expectador dos avanços estruturais de nossa sociedade, mas um instrumento de enfoque motivador desse processo. A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas ocorrem em frações de segundos, ocasionando um certo desgaste e comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino, colocando a sala de aula como um ambiente de pouca relevância para a consolidação do conhecimento, enfatizando a vivência social o requisito primordial para a busca de aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Questão da prática pedagógica e muito complicado !Mesmo é dificil mudar velhos hábitos que estão diretamente inseridos neste contexto, tendo em vista que as práticas pedagógicas ela bem trabalhada, pode desenvolver por completo o aluno,desta maneira devemos diversificar para deixar as aulas mais prazerosas.

    ResponderExcluir