Todas as formas de linguagem estão sujeitas a má interpretação, até mesmo as mais simples. A identificação, de uma placa de trânsito por um motorista inexperiente, por exemplo pode revelar-se um verdadeiro transtorno, ainda que para a grande maioria das pessoas sejam razoavelmente compreensíveis. Nesse sentido, a linguagem oral torna-se fonte uma fonte inesgotável de possibilidades de erro, dada a enorme quantidade de signos que conjuga.
Conforme o pensamento acima percebemos a grande relevância no processo de construção da linguagem. Cabendo a escola e parceria com a família estarem juntos acompanhando o desenvolvimento linguístico da criança para evitar o máximo possível erros e concordancias verbais,pois a linguagem éo meio pelo qual o sujeito se constrói.
ResponderExcluirClaudiane Feitosa
Que bacana, o erro também é uma ferramenta de aprendizagem, pois atraves deste, iremos tirar todas as coisa boas destes, O erro possui uma multiplicidade de conceitos, que podem ser de
ResponderExcluirinclusão, de construção ou de uma ideologia da incompetência do outro, refletindo diretamente no processo de aprendizagem, sendo fator decisivo para o sucesso ou fracasso. O conceito de erro é fundamental no processo
avaliativo.
é muito bom vê os nossos colegas escrever sobre a construção da linguagem e como é importante para nos pedagogos, assim ao falarmos em Semântica, torna-se necessário entender o seu real significado. Ela relaciona o significado estabelecido pelas palavras dentro de um contexto linguístico.
ResponderExcluirA linguagem pode ser considerada como uma das muitas maneiras que nós, seres humanos, elaboramos para partilhar a vida uns com os outros, para construirmos nossas relações sociais, culturais e políticas. “É o fruto dessa nossa rica experiência humana partilhada, o que nos identifica como atores, participantes e parceiros, nessa existência histórica. É a forma por meio da qual nos ligamos uns aos outros, expressando nosso entendimento de um mundo que é uma construção nossa e, como linguagem, pode ser compreendido e comunicado” (DEBORTOLI, 2002).
ResponderExcluirAo longo da história dos grupos humanos, com base nas relações dos homens com o mundo físico e social em que vivem, eles estão em constante transformação. No desenvolvimento de uma língua, os significados não são, pois, estáticos: um nome nasce para designar um determinado conceito e, vai sofrendo modificações, refinamentos, acréscimos. O que acontece de modo similar na história da língua, a transformação dos significados.
Olá Rosa, que tema muito interessante, o valor da linguagem é inestimável, pois é através dela que podemos nos comunicarmos com outro. Mas devemos ter a consciencia em nos expressarmos gramaticalmente correto e não podemos esquecer também da escrita, pois um complementa o outro.
ResponderExcluir